PROJETO – CUIDANDO DE QUEM CUIDA

Cuidando de quem cuida!
Atendimentos terapêuticos no Centro de Saúde Cerrado.
Bruno José Esteves

 

Apresentação
Este projeto visa oferecer atendimentos com práticas integrativas no centro de saúde Cerrado – Sorocaba, SP. Os atendimentos serão semanais e ocorrerão conforme dia o horários combinados. As práticas utilizadas irão variar de acordo com a necessidade de cada inteiragente, ou com a necessidade do local. O tempo de aplicação deste projeto será inicialmente 3 meses. Esse projeto é um desdobramento do curso “Eduque-se para a paz” do coletivo “Fora da Caixa”.

 

Metodologia dos atendimentos
Será disponibilizado atendimentos naturológicos terapêuticos aos profissionais do centro de saúde conforme o combinado e conforme a necessidade de cada atendimento.
As práticas integrativas utilizadas pelo profissional são: aromaterapia (uso de óleos essenciais, extratos concentrados de plantas com princípios ativos que são inalados e absorvidos pela pele), reflexologia (pressão exercida em pontos específicos dos pés com a finalidade de equilibrar órgãos e sistemas do corpo), auriculoterapia (esferas aplicadas em pontos específicos da orelha para reequilibrio dos órgãos), EFT – emotional freedom thecnique (também conhecida como acupuntura sem agulhas, técnica utilizada para transformação de crenças e padrões negativos), reiki (canalização energética para harmonização do corpo e da mente), massoterapia (manipulação de pontos e regiões do corpo de acordo com estudos ocidentais e orientais, tais como medicina chinesa e āyurveda), arteterapia (arte como recurso de acesso e transformação de aspectos do inconsciente), toque quântico ( canalização similar ao reiki, porém com foco da energia da terra e do plexo cardíaco), indicações de Florais de Bach (essenciais vibracionais que auxiliam na mudança de padrões emocionais), indicações de fitoterapia (uso de chás), calatonia (toque sutil em alguns pontos que induzem a um relaxamento profundo), técnicas de respiração e visualização criativa (uso do recurso da imaginação para equilíbrio da mente).

Objetivos e princípios norteadores dos atendimentos

Os atendimentos naturológicos buscam a melhora da saúde e qualidade de vida de forma integrativa. Além da aplicação das práticas terem a função de desenvolver um processo terapêutico curativo, também terão a função de ampliar a consciência de uma forma mais direta e também mental. Uma qualidade importante a ser desenvolvida nesses atendimentos é a autonomia de cada individuo, auxiliando-os a encontrar seus próprios caminhos de autoconhecimento e desenvolver a disciplina do autocuidado.
Na profissão da naturologia se utiliza a palavra inteiragente, ou seja, aquele que interage, ativo e empoderado no processo, palavra utilizada para substituir a palavra “paciente” (pela noção de passividade) e também “cliente” (pela noção de foco na lucratividade). Essa substituição tem por objetivo fortalecer a autonomia e responsabilidade do individuo em seu processo de cura.
A base conceitual da profissão do naturólogo é a integralidade, ou seja, é necessário buscar a saúde do corpo, mente e alma. Essa base se assemelha muito as esferas postuladas por Jung: o pensamento, a sensação, o sentimento e a intuição. Jung dizia que para encontrar o equilíbrio em nossa saúde, devemos buscar o equilíbrio destas esferas.
A base de conhecimento dos atendimentos naturólogicos são as medicinas tradicionais chinesa, ayurveda e xamânica, assim como conceitos da psicologia.

Público alvo
Os profissionais do centro de saúde Cerrado.

Materiais
A principio os materiais necessários serão fornecidos pelo profissional.

SESSÃO DE CROMOTERAPIA (12/05/2017)

 


Bruno José Esteves
 é formado em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), pós graduando em Medicina Chinesa e Acupuntura pelo Instituto Saúde e Consciência. Atua com terapias integrativas e práticas complementares no Spa Med Sorocaba Campus, realiza atendimentos particulares e desenvolve projeto social com a equipe de saúde da UBS – Cerrado em Sorocaba. Escritor de “O Trabalho do Naturólogo e as Plantas Medicinais” no livro: “Aspectos Simbólicos e Sagrados das Plantas Medicinais”. Promove palestras e vivências em grupo sobre práticas integrativas e qualidade de vida em universidade e SPA.

Comentários Facebook

2 comentários sobre “PROJETO – CUIDANDO DE QUEM CUIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.