Editorial – Julho 2022

Editorial – Julho 2022

Fora da Caixa no México!

É com grande alegria que compartilhamos a notícia sobre nossa participação no encontro de Educadores para Paz promovido pela International Institute on Peace Education na cidade do México entre os dias 24 a 31 de Julho. O IIPE México é co-organizado pela Secretaria do IIPE em parceria com o Coletivo Tomate e uma rede de ex-participantes do IIPE e anfitriões de em todo o México e nas Américas. O IIPE 2022 será realizado na Casa Xitla, o único centro sem fins lucrativos do México dedicado à paz, direitos humanos, artes, espiritualidade e sustentabilidade ambiental. 

O programa de Educação para Paz realizado pela equipe do coletivo cultural Fora da Caixa em parceria com o Educandário e Instituto André Luiz foi um dos projetos selecionados para este encontro. Será uma imersão de uma semana com educadores do mundo todo que tem um objetivo em comum: promover uma educação que valorize a paz positiva, o diálogo e união das pessoas em torno de ideais mais elevados e inclusivos. 

Aqui no Brasil este tipo de abordagem ainda é uma utopia, na maioria das escolas tanto particulares quanto públicas os estudantes são relegados a meros depósito de informações e os índices de bullying e violência só aumentam. Mas há uma luz no fim do túnel, graças a encontros como este podemos ter esperança que a Educação para Paz e os educadores se fortaleçam e encontrem os meios para a multiplicação de programas desta natureza.

A equipe do coletivo está preparando um E-book com as diretrizes, fundamentação teórica e sugestões de atividades para a multiplicação de nosso programa de Educação para Paz em outras escolas, em breve daremos mais detalhes. 

Apesar de todas as dificuldades mantemos nossa chama acesa e através da nossa insistência e até teimosia, acabamos encontrando um caminho entre as pedras e nosso trabalho só este ano foi reconhecido pela Universidade de Amsterdam e agora por uma das mais prestigiadas organizações de Educadores pela Paz do mundo. Nos sentimos muito honrados e agradecidos pelo reconhecimento! 

Claro que vamos compartilhar os melhores momentos e também faremos entrevistas especiais com as pessoas incríveis que estarão neste evento. Aguardem!

A partir de Julho em nossa sede teremos novas turmas de Yoga com a professora Vanessa Fernandes. Informem-se sobre os horários e venha praticar conosco!

Não podemos deixar de lembrar que a exposição coletiva Arte pela Paz 2022 já está recebendo trabalhos, saibam como participar clicando aqui!

Enfim, são muitas conquistas e notícias que enchem nossos corações de esperança, aspiramos que nossos programas possam ser multiplicados e conhecidos por outros educadores que também dedicam suas vidas na transformação do mundo em um lugar mais pacífico e socialmente justo para todos, sem exceções. 

Viva os sonhadores que encontram na realidade seu material de trabalho e motivação!

Hasta la vista,

Regina Proença

Comentários Facebook