Dia 30 de Janeiro – Dia da Não Violência

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Dia 30 de Janeiro – Dia da Não Violência

Neste dia Mahatma Gandhi foi assassinado, para celebrar o legado que ele nos deixou vamos celebrar sua vida e seus ensinamentos sobre a Não Violência ou Ahimsa, sabedoria tão necessária e urgente em nosso mundo.

Ahimsa pode ser aplicada a partir da ação individual e pode ser abraçada coletivamente na busca de direitos humanos, justiça social e como estratégia de cultura de paz. Para apresentar seus ensinamentos apresentamos aqui um artigo e também um vídeo com nosso querido amigo e parceiro Professor Xavier disponibilizado pelo seu canal Xa com Xis.

Aproveitem para refletir e conhecer um pouco mais sobre a vida e ensinamentos deste ser iluminado, desta Grande Alma que passou por nosso planeta e certamente nos faz muita falta!

Viva Gandhi!

A relevância do pensamento de Mahatma Gandhi para a atualidade Nascido no dia 02 de outubro de 1869, nascia na Índia Mohandas Karamchand Gandhi. Quando ele nasceu a Índia era governada pelo Império Britânico. Ao invés do povo se sentir ressentido pelo governo estrangeiro, uma geração de indianos educados que estavam satisfeitos em se submeter à “missão Civilizatória” de seus senhores estrangeiros. A submissão política tinha sido reforçada pela servidão intelectual e moral. Parecia que o império Britânico na Índia estaria a salvo por séculos.

Porém quando Gandhi morreu a Índia era uma nação livre e lamentou tremendamente sua perda. Os deserdados tinham recuperado sua herança e a “massa silenciosa” tinha encontrado sua voz. Os desarmados tinham vencido uma grande batalha e tinham no processo evoluído sua força moral ao ponto de atrair a atenção, e até certo ponto, a admiração, do mundo.

A estória desse milagre é também a estória da vida de Gandhi, pois ele, mais do que qualquer outro foi o arquiteto desse milagre. Desde então seus compatriotas agradecidos o chamam de o Pai da Nação. Sua postura ética conferiu a ele uma autoridade moral tão elevada e coerente com seu ideal e práticas de não-violência que tem desde então influenciado muitos movimentos de resistência pacifica e conquista de direitos civis em todo planeta. Ainda hoje sua mensagem é relevante em diversos aspectos da sociedade.

Há muitas dimensões possíveis para as ações e filosofias de Gandhi, devido sua personalidade curiosa e experimentalista, podemos encontrar inspiração em seus ensinamentos sobre: educação, política, liderança,
sociologia, psicologia, espiritualidade, ecologia, alimentação e tratamentos naturais. Sua versatilidade e profundidade nos encantam e estão entre nossas principais referências. Seus ensinamentos são um
verdadeiro tesouro para a humanidade. Suas reflexões são sementes preciosas de inspiração e sabedoria pratica. Mas assim como as sementes que são guardadas em uma caixa não geminam, para que nasçam precisamos espalha-las ao vento, planta-las em nossos corações e assim multiplicarmos sua mensagem em todas as direções.

Ele era um idealista prático. Possuía uma esperança ativa, pois há uma esperança má, aquela da simples espera. A esperança boa é quando esperamos que através das nossas ações algo mude. “Não sou um visionário. Acredito ser um idealista prático. A religião da não-violência não é destinada meramente para rishis e santos. Ela é destinada às pessoas comuns também. Não-violência é a lei de nossa espécie assim como a violência é a lei do bruto. O espírito permanece adormecido no bruto e ele não conhece nenhuma lei além da força física.

A dignidade do homem requer obediência à uma lei superior – a força do espírito…” – Mahatma Gandhi
Muito tempo antes de existir qualquer movimento ecológico, Gandhi se recusava a responder uma carta usando um novo papel, fosse de quem fosse, ele a respondia no verso ou no envelope. Argumentava que não era necessário que outras arvores fossem derrubadas para que ele pudesse responder uma carta. Ele acreditava que todas as nossas ações e escolhas importavam. Costumava dizer: “Se você não for capaz de fazer as pequenas coisas, as grandes você não fará”. As pequenas ações importam.

Para Gandhi o indivíduo deveria trabalhar para aperfeiçoar seu caráter em uma sociedade espiritual, baseada em princípios como amor, verdade, não-violência e justiça, que o levassem a buscar seu destino divino. Ele
dizia: “Meu credo é o serviço à Deus, assim sendo, o serviço à humanidade”.

Para ele significado da palavra Deus poderia ser intercambiado pela palavra Verdade ou Amor, uma de suas mais famosas frases é “A Verdade é Deus”. Ele considerava que a grandeza de um homem poderia ser medida a partir do quanto ele trabalha para o bem-estar de seus companheiros. O objetivo da educação deveria ser o desenvolvimento completo das potencialidades de todas as crianças na escola para aumentar o bem-estar
da comunidade a qual ele pertence, o aprendizado formal de leitura, escrita e aritmética não deveria ser a única finalidade da educação. A finalidade da educação seria o desenvolvimento da personalidade através
do corpo, coração, mente e espirito. Ele deu uma grande ênfase ao desenvolvimento das habilidades manuais e o aprendizado técnico no desenvolvimento de atividades que pudessem capacitar os estudantes a gerar seu próprio sustento quando deixassem a escola. Trabalhos manuais como aprender a cuidar da uma horta, carpintaria, marcenaria, atividades que favorecem a disciplina, responsabilidade e o treinamento de
habilidades vocacionais constituem uma importante parte de sua filosofia.

Quando perguntado qual seria seu objetivo para a educação quando a Índia ficasse independente, ele rapidamente respondeu: “Construção de caráter. Eu tentaria desenvolver a coragem, força, virtudes, a habilidade de se perder em serviço em prol de um bem maior. Isso é mais importante que alfabetização. O aprendizado acadêmico é apenas um meio para se atingir este bem maior. Os estudantes devem buscar em seu interior e cuidar do desenvolvimento de seu caráter, pois o que é a educação sem caráter, e o
que é o caráter sem a purificação pessoal? ”.

O ideal de educação de Gandhi é consistente e está em perfeita sincronia com os objetivos criação de uma educação social, emocional e ética como proposta por Sua Santidade Dalai Lama, pesquisadores e educadores que criaram o SEE Learning, uma metodologia de educação baseada em valores humanos e ética secular criado por uma equipe multidisciplinar na Universidade de Emory.

Gandhi buscava um caminho do meio, evitando extremismos ele argumentava que o indivíduo deveria equilibrar sua vida entre os objetivos educacionais e sociais em sua vida. Ele sintetizou os ideais de serviço
social e desenvolvimento pessoal. Acreditava que deveríamos devotar uma parte de nosso dia a servir as pessoas a nossa volta de maneira prática.

Dizia que o indivíduo deveria estar preparado para pegar uma pá, vassoura e balde. Deveria voluntariamente realizar diariamente tarefas que beneficiem diretamente seu entorno e sua comunidade. Ele acreditava
que alcançaríamos a auto realização através do serviço e auto sacrifício.

Encontramos no pensamento de Gandhi a convicção de que a verdadeira educação consiste no desenvolvimento da mente e do corpo acompanhado do espertar da alma. De acordo com ele era errôneo pensar que as faculdades físicas e espirituais de uma criança se desenvolvem separadamente. Temos muito o que aprender com Mahatma Gandhi, buscamos em nossos projetos aplicar as ideias e desenvolver as qualidades humanas mais preciosas e elevadas em nossas crianças e jovens. Inspirados por sua maneira direta, simples e sábia, espalhamos as sementes de paz, não-violência e espirito de serviço que ele nos deixou.
Gandhi, você é nosso verdadeiro super-herói!

Viva Gandhi!
Namastê!

Regina Proença

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