Construindo a Paz Através de Ações

Compartilhar

Parece utopia mas é a realidade, entre tantas notícias de guerras e conflitos conseguimos criar um momento onde a maldade e a separação deixaram de existir. Insistimos em cultivar ações de Paz mesmo quando a maioria das pessoas está se ocupando com distrações e buscando a superficialidade. Nossos encontros não atraem as multidões que os shows e/os shoppings atraem, mas através de um filtro muito específico reúne pessoas em busca de conteúdo, que estão conectados com a energia da união e irmandade. Assim foi nosso II Festival de Cultura de Paz realizado no coletivo Fora da Caixa em 21 de outubro. Um encontro significativo e profundo, como um bálsamo revigorante que trouxe alívio para as feridas da violência e do radicalismo que estamos vivenciando no planeta.

Exibimos as obras escolhidas para a exposição Arte pela Paz, os trabalhos revelaram o talento e as emoções dos artistas que participaram desta edição. O perfil colocado ao lado das obras contou um pouco das histórias de vida de cada um. Um dos participantes vive num campo de refugiados na África, duas artivistas vivem no Afeganistão e no Paquistão e estão sob constante ameaça do Talibã. Os relatos tocaram nossos corações e a mostra refletiu esse sentimento de união e desejo que a Paz prevaleça no mundo.

No Café Refúgio tivemos uma experiência gastronômica com um gostinho da Índia. Foi servido um Biryani de Cogumelos, um prato tradicional da culinária indiana que tem muitas variações e receitas com frango e outras carnes. Estava delicioso e todos apreciaram a oportunidade de experimentar algo novo, cheio sabores, cores e texturas. 

Em seguida assistimos um encontro de Diálogo Inter-religioso com a participação do Arcebispo Desmond Tutu, Sua Santidade Dalai Lama e outros líderes e sacerdotes cristãos, muçulmanos, judeus, budistas aleḿ de jovens que atuam em projetos sociais na comunidade em diferentes frentes. Assistir este grupo tão diverso, com palavras de sabedoria e união espiritual em torno de valores humanos e compaixão, alimentou nossa alma, renovou nossa esperança e energia para continuar a criar essas oportunidades de comunhão. Após muita conversa boa e troca de experiências voltamos para nossas casas satisfeitos, com o coração leve e revigorado. Isso para mim é a auto realização em ação, é a perfeita felicidade. Acredito ser o mais alto nível de privilégio poder realizar ações relevantes e construtivas para a comunidade. 

São quase oito anos de trabalho no coletivo e nossa equipe mantém-se comprometida com ideais como não-violência, compaixão, diálogo inter-religioso, educação para paz, saúde mental, emocional e convivência harmônica. A sensação de alegria e cumplicidade que nos une vai muito além de uma amizade, somos uma família. Uma família escolhida há muito tempo, em outras existências com certeza. Obrigada a todos que participaram e  compartilharam desse dia conosco. Sem vocês nada disso seria possível.

Em nome da paz e irmandade,

Regina Proença

Comentários Facebook
Compartilhar

2 comentários sobre “Construindo a Paz Através de Ações

Comentários estão encerrado.