A Casa da Virgem Maria


Entre árvores, montanhas e muitos passarinhos cantantes está o local onde viveu Maria, mãe de Jesus. Em turco: Meryem Ana ou Meryem Ana Evi – “Casa de Mãe Maria”) é um santuário católico e muçulmano localizado no monte Koressos (em turco: Bülbüldağı – “monte Rouxinol”), próximo da cidade de Éfeso. O local fica a 7 quilômetros de Éfeso e tem uma atmosfera leve, a casa é bem simples mas muito bonita.

A casa foi descoberta no século XIX através da descrição obtida em visões da beata Ana Catarina Emmerich (1774-1824), uma freira católica e foi publicada como um livro por Clemens Brentano após a sua morte. Os peregrinos cristãos visitam a casa baseados na crença de que Maria foi levada para esta casa de pedra por São João e ali eles viveram até a Assunção de Maria (de acordo com a doutrina católica) ou até a Dormição (de acordo com a doutrina ortodoxa).

O santuário já recebeu bençãos apostólicas e a visita de diversas papas, a primeira vez do papa Leão XIII em 1896 e a mais recente em 2006 pelo papa Bento XVI. Ana Catarina foi beatificada pelo papa João Paulo II em 3 de outubro de 2004.

Não é permitido fotografar o interior da casa, os turistas e peregrinos entram em fila e passam brevemente por seu interior. Mesmo não sendo oficialmente reconhecida como local histórico, as caravanas de peregrinos atestam que a energia e a fé que os devotos sentem por Maria fortalecem a crença de ali viveu a mãe de Jesus.

Gostei muito de visitar o local, me senti privilegiada por estar ali e poder agradecer todas as bênçãos que tenho na minha vida. Não sou católica mas reverencio a mãe de Jesus, ela que simboliza o arquétipo da Grande Mãe,uma mulher forte, resignada e divina em sua missão. Viva Maria!

Comentários Facebook