Fora da Caixa no Lançamento do SEE Learning

Alguns acompanharam nossa participação no evento de lançamento mundial do SEE Learning, o programa de Educação Social, Emocional e Ética, fruto da colaboração entre a Universidade de Emory, Dalai Lama Trust e Vana Foundation. O lançamento aconteceu entre os dias 04 e 06 de abril, na cidade de Nova Deli. Os encontros foram transmitidos ao vivo, alguns flashes de nossa participação foram compartilhados em nossas redes sociais.

Porém, o principal ainda não foi dito sobre este evento, o quanto nos sentimos honrados e gratos pelo convite pois trabalhamos incessantemente nestes últimos 20 anos buscando plantar sementes de não-violência, altruísmo e compaixão. Intuitivamente, estávamos alinhados com os fundamentos encontrados no material do SEE Learning e por este reconhecimento nasceu o convite.

Como educadora e praticante, tenho buscado, nos meus estudos, compreender a relação entre educação, contemplação, compaixão e ética. Há mais de vinte anos acompanho os ensinamentos de sua Santidade Dalai Lama, tive o privilégio de receber ensinamentos desde 1992, quando ele participou da ECO’92, na cidade do Rio de Janeiro. Algumas vezes fui convidada para traduzir seus ensinamentos para publicação de textos e legendas. Por isso fiquei muito emocionada pelo “presente” de estar presente na ocasião. Apenas os que me conhecem e entendem minha trajetória como educadora podem compreender o real significado deste momento .

Contei com a companhia de minha amiga e apoiadora de longa data, Miriam Depólito. Uma irmã de alma, que esteve comigo desde o primeiro encontro há mais de 20 anos, como fiel escudeira, cúmplice e parceira para todas as horas. Nossa viagem à Índia foi uma celebração de amizade e parceria.

O material do SEE Learning foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de Emory com o apoio do Dalai Lama Trust e Vana Foundation e está disponível pela plataforma on line a todos os que desejam conhecer esta metodologia que aborda o cultivo da mente e do coração. Ao final do artigo você encontrará os links para acessar o material e assistir aos vídeos do evento.

Aqui vamos narrar aos nossos amigos e leitores a experiência de estar ali, com a presença do Dalai Lama e de ouvir tantas outras pessoas fantásticas. Dois prêmios Nobel da Paz, educadores, empresários, filósofos, cientistas que revolucionaram suas comunidades e estavam ali reunidos para celebrar o lançamento das sementes de compaixão em forma de programa de educação.

É impossível colocar em palavras, como traduzir o poder de mudança que pairava no ar, a energia concentrada naquele local, com tantos seres iluminados e envolvidos em ações concretas para uma revolução pedagógica. Ali todos estavam convictos que a Educação é o meio mais eficaz de trazer o Bem para todos os âmbitos da vida. Cada um dos organizadores e participantes tinha um brilho especial no olhar, uma luz própria e podíamos sentir na medula um arrepio de bem-estar, algo indescritível. Entre os participantes estavam Sua Santidade Dalai Lama; Dr. Daniel Goleman, psicólogo internacionalmente conhecido, autor do livro “Inteligência Emocional”; Kailash Satyarthi, ativista pelos direitos das crianças na Índia e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, que através da organização já libertou mais de 87.000 crianças do trabalho infantil, escravidão e tráfico – Seu carisma e palavras tocaram fundo minha alma, queria chegar perto dele e lhe dar um abraço. Entre os pesquisadores estavam Lindy Settevendemie, Dr. Brendan Ozawa de Silva, Jennifer Knox, Tyralyn Frazier, Lobsang Temzin Negi, Tsondue Samphel, entre muitos outros. Foi memorável ver o momento que Sua Santidade abriu a fita que continha o material produzido por esta equipe sensacional. Sentimos sua alegria, entusiasmo e satisfação por oferecer um presente tão precioso à humanidade. Uma onda de compaixão invadiu nossos corações!

Não podemos deixar de mencionar os encontros nas fileiras do evento e a feira que ocorreu no segundo dia do evento – encontramos pessoas incríveis e fizemos amizades especiais.

Conhecemos logo na fila de entrada duas pessoas preciosas, Sharada Nayak e Sumati Rajan, ambas do Educational Resources Centre, da Índia. Pessoas encantadoras que estiveram ao nosso lado durante todos os dias de evento. Conhecemos também Jimmi Slattery, Diretor Executivo da organização Compassion Matters, que apoia o desenvolvimento sócio-emocional de professores e alunos em diversas partes do mundo. Encontros que vamos levar para sempre em nossos corações! Vocês podem conhecer seu belo trabalho pelo link: https://compassion-matters.org/

Conhecemos Archhana Kombrabail, ex-diretora da escola budista Tushita, com sede em Dharamsala com quem que tivemos alegria de reencontrar em nossa visita a esta cidade. Ela nos mostrou o templo, os jardins e nos concedeu uma bela entrevista que será publicada mais adiante em nossa revista.

Durante a feira, encontramos educadores de toda parte do mundo, conversamos sobre parcerias, compartilhamento de experiências e sonhos em comum. Apresentamos nosso projeto de Liderança para o Futuro e Educação para Paz que realizamos em parceria com o Educandário e Instituto André Luiz. Muitos se interessaram em saber mais sobre as propostas inovadoras que estamos implementando. Leiam a matéria especial de nosso programa pelo link: http://www.foradacaixacoletivo.com.br/openzine/lideranca-para-o-futuro/

Os sentimentos de alegria e encantamento permearam todos os momentos do evento, o capricho com os detalhes, a comida maravilhosa e o ambiente cordial e leve nos tornou uma grande família com amigos e parentes que estão separados apenas ilusoriamente, somos todos irmãos mas moramos em lugares diferentes. E ali todos falavam fluentemente a língua do coração. Foi lindo!

Fizemos alguns registros destes momentos, as fotos e vídeos estão tecnicamente imperfeitos, mas carregados das boas vibrações que estavam entre nós!

Nossas aspirações são que todas as iniciativas conectadas com a compaixão, altruísmo e não-violência se multipliquem e beneficiem o maior número de seres!

Mãos em prece!

Regina Proença

Links do evento: https://www.dalailama.com/news/2019/launch-of-see-learning-online-platform

Link da Universidade de Emory para conhecer o SEE Learning: https://seelearning.emory.edu/

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *