Istambul, uma Cidade Encantadora

Esta foi minha primeira viagem para a Turquia e a porta de entrada neste país foi a cidade de Istambul. O aeroporto dali já é impressionante, é o maior da Europa e também o mais movimentado. 

É muito fácil se apaixonar por esta cidade, conhecida antigamente pelo nome de Constantinopla, foi a capital de três grandes impérios: O Romano Ocidental, Império Bizantino e o Império Otomano. Devido à sua rica história de mais de 8.500 anos há muitos locais incríveis para se visitar. Mesmo com o movimento intenso de turistas, os locais são limpos, bem cuidados e organizados para receber bem os visitantes. Os parques e jardins são repletos de tulipas, amores perfeitos e muitas cerejeiras que estavam florindo e que deixavam a paisagem ainda mais linda.

Istambul está localizada entre a Ásia e Europa, existem duas pontes suspensas no Estreito de Bósforo, conectando os dois continentes. Um dos passeios mais populares é o de barco pelo mar de Mármara que nos leva para conhecer os dois lados dessa cidade. Podemos avistar as mansões de veraneio, a mesquita Azul com seus seis minaretes, a Basílica de Santa Sofia, o palácio Topkapi que estão entre os principais pontos turísticos, o trajeto leva aproximadamente duas horas e vale muito a pena.

O Grand Bazaar é o maior mercado coberto do mundo antigo e possui mais de três mil lojas, ali pode-se  comprar produtos típicos, como tapetes, luminárias, artesanato, especiarias. Entre os artigos disponíveis estão inúmeros camelôs com produtos importados que são em sua maioria importados da China e que se misturam em meio ao comércio tradicional, é preciso ficar atento com a qualidade e também barganhar para conseguir fazer boas compras. Os vendedores sempre convidam os visitantes para saborear um chá ou café enquanto escolhem os produtos, são um pouco insistentes por vezes mas não chegam a incomodar.

Um fato interessante é que vemos em todos os locais muitos gatos e cachorros perambulando livremente, o povo turco ama os animais e vemos muitos locais com potes de ração e água para os animais que estão nas ruas, é um pouco estranho ver tantos animais soltos e a princípio temos a impressão de serem abandonados mas na verdades eles são “criados soltos” e a maioria deles possuem chips. Em alguns locais o cheiro dos gatos incomoda um pouco mas nada que não possa ser relevado. 

Os doces típicos como Baklavas e Turkish Delights podem ser encontrados em todo lugar, com variações de recheios como pistache, nozes e castanhas são deliciosos e consumidos pelos moradores locais e turistas. O chá de hibisco, romã e o café turco também são tradicionais, feito com os grãos moídos mas sem passar pelo coador, dão uma energia extra aos amantes de cafeína. Os kebabs, espetos de churrasco ou carnes fatiadas também são muito consumidos e podem ser encontrados em muitas versões com carne de carneiro, frango e kaftas, picantes ou não, são uma ótima opção que agradam a todos que ali estão a passeio e/ou moradores locais. 

Istambul pode ser considerada uma cidade moderna mas que mantém o charme das cidades antigas, com uma mistura única de estilos islâmico e meditarrâneo vale muito a pena conhecer e passear por suas ruas coloridas, alegres e cheias de vida.

Há muitos dados históricos relevantes sobre esse país, minhas narrativas não pretendem se aprofundar com todos eles, pretendo com meus escritos compartilhar minha impressões e se possível oferecer dicas que possam ajudar os que pretendem viajar para este destino. Sem dúvida aconselho a contratação de uma agência com um guia que acompanhe suas visitas, aprende-se muito sobre os hábitos, história e melhores locais para se hospedar e comer. Isso faz toda a diferença!

Comentários Facebook