Ecocidadania, uma necessidade urgente!

Compartilhar

O nosso projeto de Educação para Paz desenvolvido em parceria com o Educandário e Instituto André Luiz desde 2018 entrará em uma nova fase este ano. Nos últimos anos o nosso foco foi Liderança e Saúde Emocional, apresentamos aos participantes um panorama de movimentos pacifistas e não-violentos do século XX, personalidades que se destacaram por sua conduta ética, espírito de serviço e dedicação aos valores humanos. Essa inspiração foi compartilhada através de documentários, pesquisas, aulas expositivas e muita conversa. As práticas de silenciamento e contemplação serviram de apoio para reduzir o nível de ansiedade e aumentar o foco durante os encontros. Passamos por fases complicadas devido à pandemia, as fake news que se espalharam durante o período mais sombrio do último governo, mas conseguimos superar as dificuldades e manter nossa sanidade em meio a tanta desinformação. 

Chegamos em 2024 cientes de que o momento pede por ações mais eficazes em relação a preservação do meio ambiente. As temperaturas acima da média, as chuvas torrenciais, o frio extremo em outras regiões do planeta e a falta de um programa de prevenção de catástrofes nos deixa em uma situação de vulnerabilidade e desamparo quando somos acometidos pelas consequências.

O mais triste é ver a degradação da Natureza sem a implementação de ações que mobilizem os indivíduos a fazerem sua parte, mesmo que mínima, no sentido de amenizar os efeitos da destruição. Os jovens e crianças, que em breve serão os mais prejudicados, sentirão na pele os efeitos do aquecimento global e do descaso que os governos lidam com essas questões.Eles precisam participar da solução, abrir suas mentes e não esperar que os “adultos” resolvam, pois os adultos são os que estão criando os problemas e, se não tomarmos atitudes no cotidiano, talvez não tenhamos tempo para salvar o planeta para as gerações futuras. Falar não basta, ser ativista de Facebook não é o suficiente, daqui pra frente apenas ações concretas contam.

Mas por onde começar? Como sensibilizar os jovens para a questão da sustentabilidade, preservação, redução do lixo, logística reversa, mudança de comportamento em relação ao consumismo, excesso de embalagens e alimentos sem agrotóxicos? São tantas questões que precisam ser abordadas que se não nos colocarmos de forma clara, organizada e com profundidade, não teremos nem adesão e nem mudança.

Por isso, nossa equipe se debruçou por muito tempo na formatação deste programa, que terá início em breve com os potencializados do Educandário e os resultados serão medidos a partir do momento de implantação. Pode ser que inicialmente sejam apenas ações locais, com resultados apenas em nosso entorno, mas nossa intenção é tornar este modelo de programa acessível a outros educadores que se interessarem em implementá-lo em suas escolas e comunidades. Nosso projeto de Ecocidadania está alinhado com os seguintes objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas: 

  • Reduzir a pobreza: Doar aquilo que você não precisa;
  • Educação de Qualidade: Cursos gratuitos;
  • Ação Climática – Educar pessoas sobre meios sustentáveis de vida;reciclagem e coleta de equipamentos para logística reversa
  • Vida no planeta – Plantar árvores e ensinar sobre o uso terapêutico de chás e os benefícios para a saúde;
  • Parcerias – buscar parcerias entre governo, sociedade civil e empresas para multiplicação das ações e alcançar os objetivos.

Estamos aos poucos internacionalizando nossos projetos, pois em nossa cidade e país as iniciativas relacionadas à Educação para Paz ainda são muito tímidas e enfrentam a resistência de diretores de escolas, gestores e até mesmo de professores que não compreendem a importância de se educar jovens norteados por valores humanos, inteligência emocional e não-violência. Depois não entendem porque os alunos se tornam violentos, agressivos, desmotivados e indiferentes aos problemas da comunidade e planeta.

Ainda bem que não precisamos deste tipo de aprovação para realizar nossos programas, somos independentes, não capitalistas e livres para colocar em prática os mais altos ideais de ecologia, ecumenismo, ética e convivência saudável. Sabemos de nosso valor e da qualidade de nossas iniciativas, não é à toa que estamos há mais de 25 anos nesta trilha, em um caminho de evolução pessoal e coletiva, apoiados pelos exemplos de seres humanos extraordinários como Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Dalai Lama, Desmond Tutu, Nelson Mandela, Malala, Greta Tumberg, entre outros.

Quem quiser saber mais sobre nossas iniciativas ou quiser implementar projetos de Educação para Paz e Ecocidadania em sua escola ou comunidade pode entrar em contato conosco, teremos a maior alegria em orientá-los. 

A responsabilidade de criar um planeta mais sustentável, justo, equânime e não-violento é de todos, os resultados poderão ser colhidos pela comunidade e pelas futuras gerações. Seja um ecocidadão!

Em nome da paz e concórdia,

Regina Proença

Comentários Facebook
Compartilhar