Editorial – Agosto 2018

Compartilhar

Editorial – Agosto 2018

Saudações!

No mês de agosto do ano passado fomos forçados a encarar a morte de frente. Sofremos com a notícia da passagem de nosso amigo querido Luiz Carlos A. Santos, que poucos dias antes de partir havia nos presenteado com uma aula sobre Nietzsche. Sem saber das tramas do destino, festamos, brindamos e rimos muito, já vislumbrando quando seria nosso próximo encontro. Isso nunca aconteceu. Decidimos exibir sua última aula em homenagem à sua sabedoria, amizade e na tentativa de amenizar um pouco a falta que ele nos faz. Quem não teve o privilégio de conhecê-lo terá a honra de ouvir suas palavras e se encantar com seu brilhantismo e humor.

A Índia também será contemplada de variadas formas em nossa programação, com o curso Mitos e Mestres da Índia, onde abordaremos os principais arquétipos e divindades que inspiram devoção e encantamento, além da trajetória de vários seres humanos iluminados que por ali passaram.

O encontro Contos & Sabores, onde faremos a leitura compartilhada das Mil estórias sem Fim de Malba Tahan, com a degustação de pratos típicos das culturas do oriente será uma delícia! Os convites devem ser adquiridos antecipadamente e o cardápio será surpresa! Venham se emocionar com as aventuras e a magia de antigas tradições orais, alimentem suas fantasias, sua alma e corpo conosco!

Madre Teresa de Calcutá, que aniversaria este mês, também terá sua história contada através de um filme documental que nos mostra a grandeza de sua simplicidade e amor ao próximo. Mahatma Gandhi, líder político, religioso e ser humano extraordinário será estudado em nosso curso de Introdução à Não-violência, módulo que compõe nosso curso de capacitação em Educação para Paz, trabalho que desenvolvemos regularmente em nosso coletivo e que já estamos saboreando os primeiros frutos…

A cereja do bolo deste semestre é o trabalho em parceria com o Educandário André Luiz, onde estamos realizando dois projetos: o Free English, que oferece aulas de inglês com o método Bright Way para mais de 30 jovens, potencializando suas habilidades de conversação, escrita e compreensão da língua inglesa; e nosso programa de Liderança para o Futuro, onde os potencializados que têm entre 10 e 18 anos participam de um programa de aprendizagem social, emocional e ético, com a participação de nossa equipe, que realizará dinâmicas, oficinas e encontros de diálogos com o intuito de preparar estes jovens para um mundo complexo e cheio de desafios. Acreditamos que abrindo suas mentes e corações, despertando neles o espírito crítico, refletindo sobre sua responsabilidade com o cuidado com o planeta, despertando-os para a compaixão e espírito de serviço, o futuro pode nos trazer muita esperança e alegrias.

Há muito trabalho pela frente, mas estamos animados e dispostos a dedicar nossa energia e conhecimento para melhorar o mundo. Quem quiser participar das mudanças pode começar onde está – em sua casa, bairro e comunidade. Menos discursos e mais ações é o que precisamos, saia de sua zona de conforto e seja sua melhor versão! O planeta agradece!

Mãos em prece.
Regina Proença

PS: As datas e detalhes sobre nossos projetos e programação cultural estão em nossa Agenda.

Comentários Facebook
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *