Em setembro a Secretaria de Saúde de Sorocaba, por meio da Área de Atenção Básica, promoveu a Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). E o Coletivo Fora da Caixa esteve presente em duas unidades.

Na Unidade Básica de Saúde do Cerrado, Bruno Esteves desenvolveu uma vivência de Aromaterapia com os participantes da comunidade Sagrada Família, que fazem uma reunião semanal com a psicóloga da unidade.

Um dos aspectos mais interessante da Aromaterapia é que os óleos tem efeitos integrativos entre sintomas físicos, como dores, tensões ou doenças; e sintomas psicológicos, como ansiedade e depressão, entre outros. Foram apresentados os óleos essenciais de lavanda, hortelã pimenta, laranja doce e patchouli, explicando que a preferência olfativa de cada pessoa é muito importante na escolha do óleo de tratamento já que, devido a associações com lembranças e sensações pessoais, o efeito dos óleos se diferenciam. Deste modo, além de aprender sobre esta prática em saúde, os participantes também puderam ter opções de óleos e indicações para seus próprios sintomas.

 

Confira também: UBS do Paineiras, na AJG (Associação José Guarda), Vanessa Sbrana desenvolveu uma vivência de Tai Chi com 83 pessoas participantes do Grupo de Atividade Física da UBS.

 

 

Comentários Facebook

One thought on “VIVÊNCIA DE AROMATERAPIA NA UBS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *