GANDHI VIVE!

São tantas as razões para celebrar a vida e o legado de Mahatma Gandhi que fica difícil imaginar como o mundo seria caso ele não tivesse vivido entre nós. Na ocasião de sua morte, Albert Einstein mencionou como seria difícil para as futuras gerações compreenderem a dimensão e importância de Gandhi para o aprimoramento ético e moral da humanidade.

Mas quem foi Mahatma Gandhi?
Gandhi foi um político e um santo. Combinação rara ao descrevermos pessoas que viveram neste planeta. Mas estas são apenas duas das muitas dimensões que encontramos na trajetória deste indiano nascido em 02 de outubro de 1869 e que foi assassinado por um hindu ortodoxo no dia 30 de janeiro de 1948.
Quando nasceu, a Índia era uma colônia inglesa. Ele sentiu na pele o que significava ser um súdito do império. Mais tarde estudou na Inglaterra, onde aprendeu como era ser um indiano no país que oprimia sua nação. Viveu vinte anos na África, onde lutou contra o preconceito e pelos direitos civis dos indianos que trabalhavam em condições indignas.
Quando voltou à Índia, lutou contra o sistema de castas, dialogou com as diferentes tradições religiosas na busca de concórdia, vivenciou a violência dos indianos contra os muçulmanos e vice-versa, lutou pelos direitos das mulheres, organizou um movimento de resistência pacífica e desobediência civil onde, após muitas ações, conquistou ao lado do povo a independência de seu país, sem nunca ter recorrido à violência.
Infelizmente, a tecnologia (ainda) não nos permite clonar seres especiais como ele. Caso fosse possível, eu teria uma “listinha” para entregar aos cientistas. Enquanto isso não acontece, vamos cumprir nosso papel e difundir seus ensinamentos sobre a Não-violência e suas estratégias de cultura de paz. Inspirados por seu exemplo de vida e autoridade moral, buscamos nesta singela homenagem cativar os corações e as mentes das pessoas através de seus ensinamentos.
Gandhi tem uma capacidade extraordinária de nos transformar. Como se ao entrarmos em contato com ele, fosse plantada uma semente em nossa alma e aos poucos fosse crescendo; após algum tempo temos uma vigorosa árvore, com raízes profundas e muitos frutos doces. Vi isso acontecer não só comigo, mas com muitos outros seres bem mais importantes e notáveis, que tiveram suas vidas tocadas pelo Mahatma, como: Martin Luther King, Nelson Mandela, Desmond Tutu e Dalai Lama.
Temos muito o que aprender com Gandhi. Sua vida e estratégias continuam a inspirar políticos, filósofos, líderes religiosos, atores, poetas, ecologistas e pacifistas nos quatro cantos do planeta. Gandhi vive no coração de milhões de pessoas!

A programação especial Gandhi Vive é o resultado de um esforço coletivo de pessoas que vivem o ideal de promover a Cultura de Paz e a Não-Violência. Além do evento que ocorrerá dia 07/10 às 15:00 em nossa sede, publicaremos em nossa revista as homenagens de João Signorelli, ator e amigo de longa data que tem dedicado seu talento a interpretar Gandhi nos palcos do Brasil e do mundo! Recentemente se apresentou na Índia e África. Vocês poderão assistir cenas do pocket show realizado na Associação Palas Athena (S.P) durante as celebrações deste ano.
Andrea Prior, bailarina odissi que também se inspira na Índia e em Gandhi em suas belas apresentações – confira a delicadeza e beleza de seu trabalho na Openzine.

Agradecemos aos amigos e parceiros que vivem e trabalham incansavelmente pelos ideais da Paz e Não-Violência!

Mãos em prece!
Regina Proença

Venham celebrar conosco! Participem de nossa programação especial!
https://www.facebook.com/events/117105028970851/

Aos interessados em conhecer mais sobre a vida de Gandhi há vários textos disponíveis em nossa revista Openzine. Acesse pelo link:
www.foradacaixacoletivo.com.br/openzine/category/artigos/traducoes/

 

Comentários Facebook

One thought on “GANDHI VIVE! 07/10 15h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *