Photo by Ethan Weil on Unsplash

Editorial – Julho 2018

Para muitos, este é um período de férias, mas não para nós, do Fora da Caixa. Durante este mês vamos intensificar nossas atividades, assim, aqueles que não podem frequentar nossa programação regularmente terão a oportunidade de vivenciar nossos cursos, tributos e encontros de diálogo. Dalai Lama, Desmond Tutu, Mandela, Luther King, Gandhi e Malala compõem a seleção de nossos heróis e serão homenageados em cursos e eventos ao longo deste mês. Uma excelente oportunidade para conhecer e estudar as estratégias de Não-violência desenvolvidas e testadas em diversos lugares e épocas. Resistir, revolucionar e transformar antagonistas em aliados é necessário!

Mesmo com todas as notícias desanimadoras em nosso planeta, tanta violência, crueldade e indiferença ao sofrimento daqueles que são considerados menos merecedores de felicidade e ajuda, persistimos com nossos ideais e ações fundamentadas na não-violência e educação para paz.

Sabemos do profundo abismo moral e social que encontramos em muitos âmbitos da sociedade, reclamar não ajuda em nada. Criticar só aumenta o número de pessoas vibrando de forma negativa e não virtuosa. Decidimos fazer a nossa parte, apesar de todo contexto mencionado. Sentimos que assim faremos um contrapeso aos que destroem o mundo, colocamos nossa energia e tempo na construção de uma sociedade mais tolerante, pacífica, amorosa e não-violenta. Certa vez, ouvi um ensinamento da Lama Tsering, explicando que a neutralidade, que é uma das posturas possíveis entre o negativo e o positivo, não acrescenta nada de bom, sendo assim, é considerada uma ação negativa. Isso faz muito sentido para mim.

Portanto, se você acha que sua indiferença não muda o mundo, saiba que sua não-ação ajuda os que estão do lado negativo, aumentando o tamanho do buraco. Você é tão responsável pelo que faz quanto pelo que deixa de fazer. Dizia Martin Luther King: para que o mal aconteça basta que sejamos omissos.

Não se pode mudar o mundo sozinho, juntem-se a nós e colaborem com sua presença, intuição e energia. Sua presença é muito importante para o planeta, não desperdice sua vida sendo indiferente, não seja um peso morto.

Multiplique a paz, a virtude e as boas ações!

Mãos em prece.
Regina Proença

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *