Tapetes, Casacos em couro e Jóias da Cappadocia

Além das belezas do vale de Göreme, que abriga um incrível complexo monástico bizantino composto por igrejas esculpidas na rocha com belos afrescos, visitamos as aldeias trogloditas de Paşabağ em Zelve, a fortaleza natural de Uçhisar, Ortahisar.

Conhecemos também um centro de artesanato de pedras semipreciosas em Konak, ali tivemos a oportunidade de conhecer a oficina e ver as lindas peças que são produzidas no local. Todos se encantaram com a delicadeza e a variedade de joias e semi jóias, quem quis pode comprá-las com preços especiais. A turquesa e a sultana (pedra que muda de cor conforme a luz) são as mais tradicionais, além do olho Turco que encontramos em todos os lugares.

Além das jóias, também visitamos uma vila de artesanato e tecelagem em Avanos.

Ali nos mostraram como os artesãos tecem manualmente os belíssimos tapetes que são tradicionais desde a época de Marco Polo, como preparam os fios da seda, o trabalho minucioso dos tecelões e a variedade de padrões e desenhos que enfeitam as casas e tendas desde a antiguidade. Foi uma experiência incrível, porém os valores para um tapete pequeno ou médio estava entre 500 e 2.000 dólares. Ou seja,foi uma visita agradável mas não deu pra comprar nem um tapetinho…

Também conhecemos em Izmir uma das fábricas que produzem e comercializa casacos de couro de carneiro para grandes grifes europeias, fomos recebidos com um desfile incrível, me senti na Fashion Week! Claro que gostaria de comprar vários casacos, todos lindíssimos e de qualidade maravilhosa.

Visitamos a loja da fábrica e certamente isso instigou meu lado consumista, porém os valores não foram convidativos, o menor preço na loja da fábrica era de 400 a 500 dólares um casaco. Mais uma vez fiquei apenas na curtição, não tive coragem de fazer um investimento tão alto em uma única peça de roupa…mas que eram lindos, isso eram!

Fiquei satisfeita com o fato de ter visitado esses locais, pelos seus produtos e artes maravilhosas, valeu muito a pena! Caso viaje para a Turquia, deixe um dia reservado para conhecer o trabalho lindo que eles fazem e se for comprar, lembre-se de levar um dinheiro extra pois nada ali é barato.

Comentários Facebook