Arte pela Paz 2025

Compartilhar

Convidamos os artistas para participarem da exposição coletiva Arte pela Paz 2025. O projeto, que está em sua oitava edição, abre suas inscrições!

Temos como o propósito refletir sobre como a Arte pode contribuir com a criação de uma sociedade mais justa, apoiada no pensamento crítico, cultivando a diversidade de ideias e a liberdade de criar obras que contextualizam a situação social, política, ambiental e existencial dos seres humanos na atualidade. O tema proposto desta edição foi inspirado na obra Finnegans Wake do escritor irlandês James Joyce, “Caosmos”, uma união das palavras Caos e Cosmos que nos remetem ao turbilhão de acontecimentos que geram a sensação de criação e destruição permanente.

CAOSMOS sugere a existência de um Universo perfeitamente desordenado ou caos exaustivamente ordenado. Em sua obra, muitas vezes enigmáticas, a mistura de palavras e os jargões de aparente incompreensibilidade nos convidam a refletir e buscar um sentido que acomode nossas emoções diante dos extremos que estamos vivenciando no planeta. Vemos a destruição da Natureza, o extremismo político, os rompantes de autoritarismo e por outro lado. os movimentos que buscam a união, a coexistência pacífica e a busca espiritual verdadeira, onde a empatia e a compaixão são a única via para torna-se um ser humano digno e ético. Estendemos o convite aos artistas para refletir sobre a poética do caosmos e revelar através de seu talento um espelho de seu mundo interno e externo, escavando no fundo de sua alma o seu tesouro mais precioso e compartilhando em seu fazer artístico sua visão de mundo.

Faça seu cadastro aqui:
https://app.foradacaixacoletivo.com.br/2025

A Arte tem o poder de criar um movimento de consciência e resistência diante das atrocidades e injustiças. O fazer artístico também pode trazer mais beleza onde há aridez e falta de sensibilidade, dissolvendo barreiras culturais e ideológicas, unido aqueles que foram desunidos. A arte pode trazer esperança, incômodo, beleza, crítica e nos tira de nossa zona de conforto, o que pode gerar mudanças positivas e indignação contra as injustiças e falta de comprometimento pela preservação do planeta.


Nesta edição abriremos a possibilidade de venda das reproduções das obras. Sentimos a necessidade de apoiar os artistas que muitas vezes estão precisando de apoio financeiro para continuar seu fazer artístico, recebemos pedidos de artistas que vivem em países como Afeganistão, África, Filipinas e também do Brasil. Decidimos criar essa opção para os artistas que desejarem comercializar as reproduções dos trabalhos enviados para o projeto. As regras de como se dará essa comercialização, os valores e como será realizado o repasse dos valores para os artistas será esclarecido no formulário de inscrição. Assim como a explicação sobre como será a contrapartida de parte do valor para apoiar nosso programa de Educação para Paz.

As obras enviadas serão expostas na galeria virtual em nosso site. Posteriormente será realizada uma curadoria e votação on-line. Os trabalhos selecionados serão expostos na sede do coletivo cultural Fora da Caixa e poderão inclusive participar de exposições itinerantes em outros locais, cidades e países.

A inscrição poderá ser individual ou coletiva, o período de inscrições acontecerá entre 10 de Maio até 15 de Agosto de 2025.

Poderão integrar a exposição: pinturas, cartoons, ilustrações, desenhos, fotos e vídeos.
Trabalhos artísticos utilizando IA não serão aceitos.
Cada participante poderá enviar até 4 trabalhos de imagem e 4 trabalhos em vídeo.

https://app.foradacaixacoletivo.com.br/2025

Comentários Facebook
Compartilhar