Quem me conhece apenas a partir do Fora da Caixa não sabe que minha jornada como educadora e estudante de filosofia vem de longa data, antes do coletivo coordenei por 13 anos um centro de estudos filosóficos chamado Iluminattis e neste período realizamos muitos cursos e vivências, foi uma época de muito aprendizado, tive a honra e a sorte de contar com professores muito especiais que integravam o corpo docente da Associação Palas Athena e que nos brindavam semanalmente com aulas incríveis, sempre com muita qualidade e profundidade.

Eu, que desde sempre fui muito estudiosa, acabei por gravar uma boa parte destes cursos, inicialmente para meu próprio estudo e guardei por anos em meu acervo inúmeras fitas cassetes com as aulas inspiradoras de meus professores. Os anos se passaram e a morte interveio, levou para o outro plano nosso querido amigo e professor Luiz Carlos de A. Santos, ele mesmo sempre achou uma bobagem minha insistência em gravar suas aulas, posso até ouvir sua gargalhada dizendo “Pra que gravar isso? Quem vai ouvir? Ninguém se importa com a filosofia…” Sempre bem humorado e espirituoso, eu o ignorava e gravava assim mesmo. Além da saudades e da falta que sinto dele diariamente, decidi compartilhar os áudios de suas aulas em nossa revista Openzine. Talvez ele esteja certo e poucas
pessoas realmente se interessem pelos temas, mas pra mim não faz sentido guardar este tesouro no meu baú pessoal e deixar que se perca.

Apesar das gravações terem sido feitas entre os anos de 2004 e 2007, seu conteúdo é tão atual e relevante que poderiam ter sido gravadas ontem, os primeiros áudios correspondem ao curso de Introdução ao Pensamento
Filosófico, ministrado por Luiz Carlos e George Barcat, dois professores maravilhosos, que só quem já teve a oportunidade de conhecê-los e aprender com eles saberá dar o valor que merecem.

Aspiro que estes ensinamentos preciosos ecoem para sempre no cosmo e nos guiem no sentido da auto realização, espero que de onde o Luiz Carlos estiver receba esta homenagem com todo meu amor e carinho.

Gratidão pelos ensinamentos, sempre atuais e inspiradores!
Regina Proença


Temas: O tempo Mitico / O nascimento da Polis / A criação do alfabeto, das cidades e da moeda / A Physis


Temas: O Logos / Heráclito / Oráculos / Doxa – Opinião / Paradoxo e o Discurso Não homologado

Comentários Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *