Editorial – Setembro 2018

Já é quase primavera – uma época colorida, solar e inspiradora aos amantes da natureza.
Aproveitamos esse momento para refletir sobre nossa responsabilidade com o planeta e como podemos educar indivíduos para que preservem não só a natureza, mas a cultura ancestral e de nossos indígenas. Por isso, convidamos o amigo e professor Paulo Edson Alves Jr., que nos brindará com uma conversa sobre suas pesquisas para a tese de doutorado a respeito das traduções do Tupi realizadas por Pe. Anchieta e também sobre suas experiências com os índios Guarani da Aldeia Tekoa Pyau, durante a gravação do seu CD Terra Sem Mal (2005) e do documentário “Jaraguá – Terra Sem Mal” (2010), que nossa produtora realizou para a série História do Meu Bairro da TV Cultura.  Aproveitem a oportunidade para expandir seus conhecimentos e aprender mais sobre a língua, música e cultura dos índios Tupi e Guarani.

Outro destaque de nossa programação é a exibição do documentário “A Revolução do Altruísmo”, que trata das mais recentes pesquisas sobre os efeitos que comportamentos altruístas causam em nosso cérebro. O ser humano é o único ser que possui a capacidade de se colocar no lugar do outro empaticamente. As reflexões e ações propostas para fortalecerem as conexões virtuosas em nosso cérebro que propiciam felicidade, saúde física e emocional estão relacionadas à compaixão e altruísmo. O documentário aborda as pesquisas realizadas com bebês, crianças e adultos, que revelam o que os budistas já sabiam há milhares de anos: que o ser humano é altruísta em sua essência. Vale a pena conhecer e refletir sobre o conteúdo destas pesquisas.

Estamos muito felizes e cheios de orgulho com a entrevista que realizamos com Pedro Navarro, co-fundador do Educandário e Instituto André Luiz, onde realizamos dois projetos em parceria, o Free English e Liderança para o Futuro. Pedro, ainda nos seus 20 anos, é um exemplo de ser humano generoso, inteligente, humilde e com propósito. Temos certeza que se mais jovens seguissem seu exemplo, o mundo estaria salvo, conheçam sua trajetória de conquistas e projetos para o futuro.

Desejamos a todos uma primavera repleta de cores, cheiros e flores!

Mãos em prece,
Regina Proença

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *