Editorial – Outubro 2018

Viva nossa equipe!

Estamos muito felizes pois o nosso artigo sobre os programas de Educação para Paz e Liderança para o Futuro será apresentado no IV Simpósio Internacional Adolescence(s): Vunerabilities, Protagonisms and Challenges. (https://www.adolescenciaunifesp.com)

Agradeço imensamente o trabalho maravilhoso de nossa equipe, em especial o de Bruno EstevesEstevão Santiago, que formataram impecavelmente nosso artigo e possibilitaram essa conquista! Agradecemos também aos parceiros e alunos do Educandário e Instituto André Luiz, que confiaram em nosso trabalho e receberam de braços abertos todas as nossas propostas. O resultado obtido neste primeiro ciclo do programa superou todas as nossas expectativas. Percebemos que as estratégias de não-violência criadas por Mahatma Gandhi aprofundaram as reflexões sobre temas como racismo, bullying, intolerância e privilégios, transformando as mentes e abrindo os corações dos jovens que participaram dos encontros. Os relatos registrados durante nossas conversas são emocionantes e nos enchem de energia e vontade de fazer muito mais! Nesta edição você encontrará uma matéria especial com vídeos e fotos de nossas atividades.

Para celebrar os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi vamos homenageá-lo duplamente, com dois eventos: Gandhi com Pipoca – com a exibição do filme dirigido por Richard Attenborough, que retrata a vida de Mohandas K. Gandhi desde a sua juventude, quando ainda era apenas um advogado, até a sua busca por um mundo melhor; e o curso de Introdução à Não-violência, que nos mostra um panorama dos movimentos pacíficos de conquista de direitos civis através das estratégias criadas por Gandhi. Essa é a nossa programação Gandhi Vive!

Falamos com Pedro Lopes, artista sorocabano que pintou a história de nossa cidade através de 20 telas, que compõem a exposição Yby-Soroc no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). Numa manhã de primavera, entre suas telas, ele nos concedeu uma entrevista exclusiva e contou um pouco sobre sua trajetória pessoal, dos primeiros desenhos ainda quando criança até os prêmios e a consagração de seu talento e inspiração mundo afora. Além da entrevista, vamos exibir em nossa programação de outubro o filme Be, Was, Being, do diretor Chores Rodrigues, que registrou o processo de criação e o trabalho riquíssimo de pesquisa presente em sua obra. Celebrar o talento e sensibilidade de um artista tão extraordinário como Pedro Lopes nos enche de orgulho e amor por nossa cidade!

Em mais uma entrevista, desta vez com Pedro Navarro, co-fundador do Educandário e Instituto André Luiz, conhecemos um pouco sobre sua trajetória acadêmica e pessoal, que já é maravilhosa, apesar de seus 20 aninhos apenas! Nossos corações se enchem de alegria e esperança quando encontramos um jovem tão especial e inspirador como ele, vale a pena conferir! Ainda vamos ouvir falar muito deste menino!

A professora e autora Silvia Anspach, que nos visitou no ano passado, nos brindou com uma linda e inspirada palestra sobre a Arte e o Sagrado. O vídeo de sua visita ao coletivo pode ser conferido nesta edição, clicando aqui.

Fechando nossa programação com chave de ouro, celebraremos os 87 anos de vida do arcebispo Desmond Tutu, nascido dia 07 de outubro de 1931. Consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid em seu país natal, Desmond é o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo da Cidade do Cabo, tendo sido também o Primaz da Igreja Anglicana da África Austral entre 1986 e 1996. Seu exemplo de força moral nos enche de admiração, respeito e humildade. Diante de tantos desafios em seu país, criou, junto com Nelson Mandela, o Tribunal de Perdão e Reconciliação, onde as vítimas de injustiças e violência durante o regime do Apartheid puderam encontrar-se frente a frente com seus agressores e também mostrou a nobreza de coração das vítimas que ofereceram o perdão e reconciliação em diversos casos. Desmond Tutu é um dos seres humanos mais extraordinários que habitam este planeta. Nossas preces são para que sua vida seja longa e abençoada sempre e sempre!

Confiram em nossa agenda as datas dos eventos e reservem um tempinho para nos visitar!

Agradecemos aos amigos, professores, alunos e mestres espirituais que inspiram nosso trabalho e fazem de nossa vida um sacro ofício!

Mãos em prece.
Regina Proença

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *