Editorial – Março 2020

Caros amigos,

É com muita alegria e entusiasmo que retomaremos os encontros de Liderança para o Futuro com as crianças e jovens do Educandário e Instituto André Luiz. Este será o terceiro ano de nossa parceria e os resultados obtidos durante este período nos encheram de orgulho e aumentaram nossa convicção de que quando oferecemos oportunidades de aprendizado, aprimoramento ético e ações concretas de compaixão e solidariedade, o mundo se transforma. Por esta razão, vamos incorporar o projeto de Ecocidadania em nosso programa. Acreditamos que ações valem mais que discursos e se desejamos transformar o mundo, precisamos que as pessoas mudem seus hábitos, elevem o nível de consciência ecológica, respeitem e protejam a natureza e nosso lindo planeta. Você pode responder nossa pesquisa e nos informar em quais das ações gostaria de participar. Basta clicar no link para acessar o questionário.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQl712xjDgCsE1-O88jsQCySUXzbIfqJiax3zyZliI82IRYA/viewform?usp=sf_link

Se quiser saber mais sobre as propostas participe do evento aberto, que se realizará dia 21 de Março, a partir das 15:00, em nossa sede. Você pode inscrever-se pelo link: https://business.facebook.com/events/565983174260626/

Aprendizagem em Equipe ou Team Based Learning será o tema de duas oficinas oferecidas no dia 14 de Março. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma das modalidades das metodologias ativas da aprendizagem, a ABE, através da dupla conceitualização, pretendendo aperfeiçoar e qualificar ainda mais o professor/educador para a construção de aulas/atividades que tragam uma aprendizagem significativa aos seus alunos, desenvolvimento de valores em equipe e contribuam com a satisfação docente, além de integrar a ABE com outras estratégias ativas de aprendizagem. O público alvo desta oficina são principalmente professores da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio), Professores da Educação Técnica e Ensino Superior, Educadores e tutores de projetos sociais. O tempo de duração será de 4 horas. Os participantes também receberão duas mentorias bônus para o preparo de aulas com a utilização de metodologias ativas e avaliação após aplicação do material desenvolvido. As oficinas serão ministradas por Nathalie Lousan Vial – Mestre em educação e saúde pela PUC – SP. Atualmente é doutoranda na Unifesp – seu projeto tem foco nas Metodologias Ativas de Aprendizagem, mais especificamente na Aprendizagem Baseada em Equipes – ABE (Team Based Learning). Serão fornecidos certificados de participação. Inscreva-se pelo link: https://business.facebook.com/events/1025713021156646/?active_tab=about

Estão abertas as inscrições para Arte pela Paz 2020. Com o intuito de refletir sobre a importância da criação de uma Cultura de Paz, convidamos artistas amadores ou profissionais para criar uma exposição coletiva. Esperamos acolher os seguintes meios artísticos: pintura, desenho, fotografia e vídeo. Os participantes serão convidados a manifestar, através de seu talento, como se sentem em relação ao momento que estamos vivendo no mundo. Abrindo um espaço de reflexão, crítica ou humor sobre os problemas sociais, ecológicos e éticos que estamos vivenciando no planeta. A inscrição poderá ser individual ou coletiva e o período de inscrições será entre 01 de Março e 30 de Junho de 2020. Faremos uma votação virtual aberta para escolher os trabalhos e vídeos – os 10 mais curtidos de cada categoria integrarão mostras itinerantes em escolas e entidades que poderão organizar mostras em suas sedes durante o ano de 2020. A exposição oficial com a entrega dos prêmios aos selecionados acontecerá em Sorocaba (em breve divulgaremos o local e data do evento). 

Será um ano repleto de ações, novos e antigos projetos, muitos encontros inspiradores. Fiquem atentos à nossa agenda e participem das atividades. Seu engajamento é fundamental para o fortalecimento da Cultura de Paz!

Seja a mudança.

Regina Proença 

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *