Editorial – Maio 2019

Estamos quase no meio do ano e nossos projetos de 2019 estão a pleno vapor. Estivemos na Índia no mês de Abril e, como alguns já sabem, tivemos a honra de participar do lançamento mundial do SEE Learning, material didático desenvolvido por uma equipe de educadores e cientistas ao longo de 20 anos de pesquisa, com o apoio do Dalai Lama e Vana Foundation. Leiam a matéria completa que fizemos sobre o evento e como este material pode tornar-se uma importante referência para a transformação da educação de crianças e jovens no mundo todo.

Motivados por este aprendizado e ávidos para aplicar os conhecimentos, decidimos incorporar o material do SEE Learning em nosso curso de Educação para Paz, na tentativa de alcançar o maior número de pessoas engajadas em aplicar a metodologia com seus alunos e em suas comunidades. Pretendemos unir a sabedoria da Não-Violência de Mahatma Gandhi com a Educação social, emocional e Ética. Uma nova turma terá início no dia 01 de Junho, mas o evento de apresentação do projeto será dia 18 de Maio às 15:00 – as inscrições estão abertas, não percam esta oportunidade!

Também em maio, vamos começar dois projetos no Educandário e Instituto André Luiz. Com os alunos do Motivando o Futuro, que têm entre 11 e 17 anos, realizaremos o programa de Liderança para o Futuro, onde os participantes serão convidados a refletir sobre temas como: valores, transformação social, autoconhecimento, bullying, inclusão e respeito; serão introduzidas as estratégias de Não-violência, práticas contemplativas, vivências de arte e rodas de diálogo. Com as crianças do Sementinhas, que têm entre 07 e 10 anos, vamos começar as reflexões sobre empatia, compaixão e cooperação. Ambos os projetos estão fundamentados na sabedoria de Mahatma Gandhi e o material do SEE Learning será incorporado ao longo de nossos encontros. Nossa equipe está muito animada com a possibilidade de interagir com as crianças e jovens e acompanhar o amadurecimento de seres que vão fazer a diferença no planeta. Estamos convictos que não há outra possibilidade de transformação que não seja através da educação. Hoje, mais do que nunca, buscamos não apenas o êxito acadêmico, mas o sucesso como ser HUMANO. Nada adianta um grande desenvolvimento da inteligência caso ela não esteja vinculada com os mais altos valores humanos como a generosidade, amizade, respeito, compaixão, cooperação e ética. Entre tantos problemas que enfrentamos em nosso país, que caminha a passos largos para um retrocesso nas áreas da educação, cultura e liberdade de expressão, consideramos um tesouro o trabalho desenvolvido pelo Educandário. Estamos cada vez mais convictos que há sempre esperança quando unimos nossas forças e energias em torno de projetos valiosos e sérios como este!

O Coletivo Cultural Fora da Caixa tem a missão e o compromisso de difundir a Cultura de Paz, através de cursos, encontros temáticos e tributos onde dialogamos e honramos seres humanos que são exemplo de dignidade, espírito de serviço e autoridade moral.

No dia 25 de Maio, para celebrar o legado de Martin Luther King, que foi assassinado dia 04 de Abril de 1968, vamos exibir o filme documental SELMA, que retrata um dos momentos mais icônicos de sua trajetória. Vamos refletir sobre os ensinamentos deste líder negro americano que foi fundamental na conquista de direitos civis e teve a coragem de sonhar em uma época muito sombria da história. E você, tem coragem para realizar seus sonhos? Venha se inspirar conosco!

Mãos em prece.

Regina Proença

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *