Editorial – Maio 2018

Saudações!

Cada vez mais compreendemos a importância de honrar nossas origens, por isso decidimos colocar em nossa programação dois encontros especiais.

O primeiro, no dia 05 de Maio, “As Mães do Mundo”, afinal somos frutos do amor, dedicação e generosidade de nossas mães. Muitas vezes injustiçadas e mal compreendidas pelos filhos e companheiros, nos habituamos, graças a algumas correntes psicanalíticas, a culpá-las por nossas falhas e fracassos. Porém, não somos capazes de agradecer e honrar o maior presente que recebemos delas: a nossa Vida. Precisamos louvar, abençoar e agradecer todos os dias a nossa linhagem, este fio dourado que nos leva à fonte; nossas origens genéticas e espirituais, também nos impulsionam para o futuro, abrindo nossos corações e caminhos para incríveis possibilidades de realização e conquistas pessoais.

Mãe África também será reverenciada em nossa programação, com o encontro “Sabedoria e Espiritualidade Afro-brasileira”, no dia 12 de Maio. Exibiremos o documentário “Mensageiro entre dois Mundos”, que conta a jornada de Pierre Fatumbi Verger e seu encanto pela tradição do Candomblé. Junto com Gilberto Gil visitou os locais na África de onde os negros foram roubados e trazidos como escravos para o Brasil e os terreiros mais importantes da Bahia. Além do culto aos orixás, os africanos trouxeram a comida, a dança e os cantos, que hoje fazem parte de nossa cultura. Hoje já sabemos que a África é o berço da humanidade, portanto somos todos africanos indiretamente e honrar nossa ancestralidade é um dever e um privilégio. Afinal, quem não conhece suas origens está desconectado, isolado de sua comunidade espiritual, portanto, enfraquecido.

Estamos também animados com o início do programa de Liderança para o Futuro, que será realizado por nossa equipe através de dinâmicas e diálogos com os jovens do Educandário e Instituto André Luiz, onde já estamos realizando o projeto FREE ENGLISH, com aulas de inglês para mais de trinta jovens que buscam êxito acadêmico e almejam, através da educação, mudar suas vidas e o mundo.

Como é bom ver nossos sonhos e projetos se tornarem realidade. Compartilhar nossos ideais e inspirações muito nos alegra e renovam nossas convicções de que apenas através da Educação, Diálogo e Cooperação podemos avançar no sentido da criação de uma Cultura de Paz.

Gratidão, gratidão, gratidão!
Regina Proenca

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *