Caros amigos,

Apesar do recente relaxamento das medidas de isolamento, decidimos manter suspensas as atividades presenciais no Coletivo. Seguiremos com a publicação de artigos e tributos on line e assim que nos sentirmos seguros, realizaremos um evento para celebrar a superação deste semestre difícil e tenso que vivenciamos.

No próximo mês teremos um tributo a Nelson Mandela, nascido em 18 de julho de 1918 em Joanesburgo, África do Sul. Foi reconhecido mundialmente como um dos líderes mais resilientes e dignos que já passaram por nosso planeta, respeitado por sua autoridade moral e ética. Mesmo tendo sido aprisionado de 1964 até 1990, nunca deixou que sua dignidade fosse manchada e, após sua libertação, foi eleito presidente e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

Sabemos que a luta pelos direitos humanos, a favor das minorias e contra o racismo e violência, atrai muitos inimigos, assim tem sido desde sempre. Porém, alguns líderes conseguem se elevar, ao ponto de seus opositores terem que reverenciar seu exemplo de caráter e perseverança mais tarde. 

Publicaremos um lindo tributo para honrar sua vida e seu legado no dia 18 de Julho, quando é celebrado o Mandela Day.

Estamos precisando muito de exemplos políticos que possam nos inspirar, para que nossa fé na humanidade seja restaurada. Só assim renovaremos nossa esperança em viver em um país onde a justiça, a transparência e a ética sejam a regra e não a exceção.

Assim como Mandela, acreditamos que “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.”

Em nome da paz e concórdia.
Regina Proença

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *