O que está por vir…

Estamos animadíssimos com o novo ciclo que estamos começando. Nossos programas de Cultura de Paz estão se multiplicando e alcançando mais pessoas a cada ano, jovens e adultos que estão comprometidos a mudar o mundo através de ações não-violentas, altruístas e que fortalecem a corrente do bem que nos une.

Estamos nos preparando para novas turmas do programa de capacitação em Educação para Paz, onde ensinamos estratégias de não-violência, práticas de diálogo, meditação e resolução pacífica de conflitos. Este programa destina-se a adultos, educadores sociais, gestores, professores da rede pública e/ou instituições que apoiam a educação e proteção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e psíquica. As inscrições podem ser realizadas no mês de janeiro e há a possibilidade de descontos e bolsas (as aulas começam em fevereiro).

O programa de Liderança para o Futuro também está recebendo inscrições, estamos em processo de expansão e multiplicação. Os potencializados do Educandário e Instituto André Luiz estão participando pelo terceiro ano do programa e os resultados têm nos trazido muita alegria e orgulho. Como um grande número de nossos potencializados conquistaram bolsas nas melhores escolas da cidade, a continuidade de nosso programa reunirá em nossa sede, a partir de fevereiro, uma turma formada apenas com estes jovens incríveis. Estamos convictos que este grupo alcançará êxito em tudo que se propuserem a fazer. Paralelo ao programa de “Liderança”, lançamos um novo desafio que vai transformar em ações muitas de nossas aspirações para a preservação do planeta – nosso programa de Ecocidadania. A proposta deste projeto é conscientizar os indivíduos sobre os danos ao meio ambiente causados pelo descarte de equipamentos eletroeletrônicos na natureza, possibilitando a reciclagem e/ou conserto destes equipamentos e completando o ciclo de logística reversa. Através deste programa, vamos oferecer gratuitamente cursos de informática, oficinas de confecção de currículos e orientação vocacional, jardinagem, feira de troca e plantio de mudas. Promoveremos campanhas de solidariedade para arrecadar doações ao Bazar Solidário, que ajuda na geração de recursos para os projetos socioeducativos do Educandário e Instituto André Luiz e Casa Acolhedora Irmã Dulce, entidades parceiras do Coletivo Cultural Fora da Caixa.
Nosso programa de Ecocidadania está alinhado com os seguintes objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas:
Reduzir a pobreza: Doar aquilo que você não precisa;
Educação de Qualidade: Cursos gratuitos;
Ação Climática – Educar pessoas sobre meios sustentáveis de vida;
Vida no planeta – Plantar árvores e ensinar sobre os benefícios desta ação; Parcerias – buscar parcerias entre governo, sociedade civil e empresas para multiplicação das ações com intuito de alcançar os objetivos propostos.
Nosso planeta merece ser cuidado com amor, responsabilidade social e sustentabilidade, para que o futuro seja menos obscuro. Para isso, temos que sair de nossa zona de conforto e meros discursos, e temos que partir para ações reais e efetivas.

Nesta edição, vocês poderão assistir na íntegra a palestra sobre a dissertação de mestrado de Carlos Eduardo Xavier sobre o educador Paulo Freire, que foi realizada em nossa sede. Uma verdadeira inspiração que nos mostrou a atualidade e relevância de seu trabalho, que é reconhecido não apenas no Brasil, mas no mundo todo e tem sido referência para educadores, sociólogos e pedagogos nos quatro cantos do planeta. 

Nossa entrevistada especial Ana Paula Cardoso, fundadora e diretora do Educandário e Instituto André Luiz, nos contou em um bate papo descontraído sobre os novos desafios para 2020 e as conquistas das crianças e jovens potencializadas no ano que passou. Nos falou sobre o lindo projeto da Casa Acolhedora Irmã Dulce, mais uma empreitada que temos pela frente e, assim como conquistamos prêmios e muitas bolsas em 2019, também nos trará grandes realizações no ano que está se iniciando. O processo seletivo está aberto para novos potencializados, saiba quais são os critérios para participar em nossa entrevista ou visite a fanpage da instituição. www.educandarioeinstitutoandreluiz.org

Como vocês perceberam, já vislumbramos muitas novidades que estão por vir. O ano ainda está no começo. Ainda teremos, no primeiro trimestre, novos cursos de Meditação, Kabala com o Prof. Xavier, Team Based Learning com a professora Nathalie E. Vial, o projeto Arte pela Paz e muito mais. Fiquem ligados em nossa agenda e não percam nada! 

Será um ano novo incrível e recheado de coisas boas! 

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *