Cape Town

Editorial – Fevereiro 2020

Saudações aos sonhadores!

Quando nos unimos em torno de ideais tão nobres e dignos como Educação e Cultura de Paz, acabamos por encontrar pessoas incríveis para colaborar com nossos projetos e enriquecer nossa equipe. Estamos muito felizes com a integração de Nathalie Vial Lousan na equipe do coletivo Fora da Caixa. Sua paixão pela educação, seu profissionalismo, experiência e conhecimento nos auxiliarão muito na expansão e multiplicação de nossos projetos, principalmente nos eventos internacionais que estamos organizando. Em breve daremos detalhes dos próximos desafios que nos levarão a difundir a Educação para Paz na África do Sul. Os interessados poderão participar no dia 15 de fevereiro às 15:00 de um encontro com Nathalie – ela falará sobre metodologias ativas, ABE (Aprendizado em equipe) e outras estratégias de apoio a professores e educadores. Os detalhes do evento e as inscrições você encontra em nossa Agenda e funpage no Facebook.

Além do curso de capacitação em Educação para Paz que está com as inscrições abertas, novas turmas do programa de Liderança para o Futuro estão se formando, inclusive uma delas onde reuniremos alunos que já participaram do programa no período que frequentaram o Educandário e Instituto André Luiz e que devido aos excelentes resultados acadêmicos receberam bolsas e atualmente estão estudando em diferentes escolas particulares da cidade. Este grupo de jovens incríveis nos enche de orgulho e certamente alcançarão muitos méritos em suas vidas. Eles também nos ajudarão na implementação do nosso programa de Ecocidadania, um novo projeto que contempla ações diretas para beneficiar a comunidade e o planeta. O programa de Ecocidadania está alinhado com os seguintes objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas: Reduzir a pobreza: Doar aquilo que você não precisa; Educação de Qualidade: Cursos gratuitos; Ação Climática – Educar pessoas sobre meios sustentáveis de vida; Vida no planeta – Plantar árvores e ensinar sobre os benefícios desta ação; Parcerias – buscar parcerias entre governo, sociedade civil e empresas para multiplicação das ações com intuito de alcançar os objetivos propostos.

Os resultados obtidos e as propostas desenvolvidas por nossa equipe junto aos alunos que participaram do programa de Liderança para o Futuro nos anos de 2018 e 2019 estão em um artigo completo publicado em nossa revista, com depoimentos dos participantes, fotos e vídeos de nossos encontros.

E vem aí uma nova edição de Arte pela Paz, que tem como proposta convidar artistas jovens e adultos para a criação de uma exposição coletiva. Esperamos acolher os seguintes meios artísticos: pintura, desenho, fotografia e vídeo. Os participantes serão convidados a manifestar, através de seu talento, em relação ao momento que estamos vivendo no mundo, abrindo um espaço de reflexão, crítica ou humor sobre os problemas sociais, ecológicos e éticos que estamos vivenciando no planeta. Em breve as inscrições serão abertas e as informações sobre o formato, regulamento e detalhes da premiação e exposição física serão publicadas em nossa revista. Fiquem atentos!

Estamos muito entusiasmados! Por todas as oportunidades, parcerias e profissionalismo de nossa equipe e professores convidados, pelos novos desafios, sonhos que estão se concretizando graças ao empenho e dedicação de pessoas que tiveram a coragem de acreditar em nossas propostas e dedicaram seu tempo e energia no desenvolvimento de nossos projetos. Só podemos agradecer!

Sem vocês nada seria possível; com vocês, o impossível é apenas uma palavra.


Mãos em prece.

Regina Proença

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *