Como parte de nosso Tributo a Nelson Mandela preparamos esta seleção de documentários sobre racismo. Não basta não ser racista, é preciso combater o racismo!

Infelizmente ainda não aprendemos com as lições do passado, continuamos a enfrentar os mesmos pesadelos: o racismo, a violência, o fascismo, a corrupção e a intolerância que avança assim como o vírus, destruindo famílias e deixando um rastro de morte e desalento. Reforçamos que em meio a esta pandemia não é prudente participar dos protestos e marchas, esse comportamento poderia nos trazer algum alento, mas não devemos nos deixar levar pela emoção e nos esquecer que isso pode agravar a situação de contaminação do corona vírus, não podemos deixar que nossa indignação se transforme em tragédia. Por isso FIQUE EM CASA! Sugerimos que vocês usem este tempo para estudar, assistir aos filmes e documentários que estão em nossa lista abaixo, com o proposito de aprender como lidar com o momento com mais clareza e sabedoria. Os vídeos selecionados oferecem um panorama das lutas e conquistas civis em diferentes países e épocas, alguns utilizaram métodos pacíficos e não-violentos. Quando conhecemos a história de personalidades como Nelson Mandela, Martin Luther King, Malcom X, Jane Elliott e tomamos consciência de seus desafios, ações e sonhos, percebemos uma triste semelhança com o que está ocorrendo em nossa sociedade hoje. Acreditamos que a melhor estratégia para este momento é educar-se, armar-se de cultura e não-violência, para que floresçam a empatia e a compaixão. Podemos num futuro próximo nos orgulhar de nossas escolhas e ações ou lamentar-nos por nossa estupidez e inconsequência. Mãos em prece!


Mandela Entre Nós
No centenário de Mandela, o Caminhos da Reportagem conta mais do que a história desse homem capaz de materializar mudanças tão profundas na sociedade. O programa mostra como seu exemplo foi, e ainda é, fonte de esperança e inspiração em todo o mundo, especialmente no Brasil, país que sofre com o racismo. Quando esteve aqui, em 1991, ele marcou uma geração. “Quando Mandela vem ao Brasil, meu coração abre, grita, jorra de alegria e de emoção”, contou, entusiasmado à repórter Luciana Barreto, o ator Antônio Pitanga.


O Homem Por Trás da Lenda
Documentário sobre Nelson Mandela, da NatGeoTV. Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.


Olhos Azuis (Blue Eyes)
Documentário da socióloga americana Jane Elliot sobre discriminação racial. Trata-se de um experimento onde pessoas de “olhos azuis” são taxadas como uma raça inferior e por conta disso passam a sentir na pela um pouco do que os negros americanos sofrem diariamente.


O Negro no Brasil
123 anos depois da abolição da escravatura, o número de brasileiros que se declara preto ou pardo é maior do que o de brancos: o Brasil tem se assumido como um país negro também. O Caminhos da Reportagem discute a situação do negro no Brasil através de números que mostram como ainda é preciso superar a desigualdade de renda e de acesso à educação, a pobreza, a violência e encarar de frente o preconceito. Dando início às comemorações da Semana da Consciência Negra, o programa vai mostrar a violência e a indignação cantadas no rap de Salvador, histórias de superação de famílias e um porteiro que abraçou os livros e hoje é desembargador. E, ainda, um menino de rua que se tornou professor, uma editora de livros que investe na temática afro e o grupo de teatro Olodum, companhia que cria espetáculos a partir da tradição, histórias e temática negra. Reportagem: Luciana Barreto Edição: Isabelle Gomes Produção: Vivian Carneiro e Laine Fabrício. TV Brasil.


Ninguém Nasce Assim
O objetivo deste documentário (curta-metragem) feito no final de 2014, a partir de um fato de discriminação racial, ou melhor, de um crime de racismo ocorrido no Colégio Pedro II, Campus Humaitá II e que continua ocorrendo de forma silenciosa na nossa escola e em outros espaços sociais do Brasil.

NEGRO LÁ, NEGRO CÁ
Documentário que mostra a visão de quatro imigrantes africanos, residentes em Fortaleza – CE, sobre o que é o racismo, o que eles pensam sobre o assunto e como lidam com a relação de opressão. Através das falas de Alfa Umaro Bari (Guiné-Bissau), Andy Monroy Osório (Cabo Verde), Cornelius Ezeokeke (Nigéria) e Manuel Casqueiro (Guiné-Bissau), podemos nos questionar com relação as formas sutis, porém fortes, nas quais o problema se manifesta, dificultando a discussão sobre o tema.


Além dos documentários, vamos recomendar 3 filmes que contribuem com o tema:

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *