Fora da Caixa Coletivo

TRIBUTO A MANDELA – 15/Julho

Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista. O apartheid, que significa “vida separada”, era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais.
Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Nestes 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.
Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos. Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direito humanos. Já recebeu diversas homenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais. É celebrado no dia 18 de julho o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.
Durante o tributo faremos a leitura de trechos da “Carta da Liberdade” e refletiremos sobre os principais pontos. Concordamos com Mandela em seu pensamento: “A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo.” Por isso vamos celebrar a vida e o exemplo deste ser Humano especial, sua força e caráter é um exemplo de liderança para o mundo de hoje.

Dia 15 de Julho – 15:00

Local: Fora da Caixa – Coletivo Cultural
Rua Riachuelo, 437 – Vergueiro – Sorocaba
Informações contato@foradacaixacoletivo.com.br
Ou (15) 991.242950

Entrada 1 Kg de alimento ou litro de leite longa vida.