Fora da Caixa Coletivo

MEDITAÇÃO – DA CIÊNCIA À COMPAIXÃO – 01/Julho

Encontro de Diálogo

“Como a ciência pode nos tornar mais compassivos?”

Essa é a pergunta que norteará nosso encontro. Pesquisadores e buscadores espirituais do mundo todo buscam essa resposta. A maioria das pessoas já ouviu falar sobre como a meditação promove benefícios à saúde como um todo. Não muito tempo atrás as práticas contemplativas estavam restritas aos círculos budistas, praticantes de yoga ou pessoas que buscavam religiões orientais. Não era uma busca para melhorar a saúde e nem era prescrita como um tratamento complementar por médicos convencionais. A popularização destas práticas deve-se provavelmente aos resultados relevantes nos tratamentos de depressão, ansiedade, stress, adições, fobias entre muitas outras. Encontramos a palavra mindfulness e meditação em milhares de artigos científicos de grande importância, bem como na TV, internet, jornais, revistas e conversas cotidianas.
O estudo sobre a mente, a matéria e a espiritualidade simultaneamente possibilita uma expansão de conhecimentos, torna-se uma reflexão sobre novos paradigmas. É chegado o momento de fazer uma transição de valores, de ser a mudança que desejamos ver no mundo, como diria Gandhi. Através da pacificação da mente e coração, podemos alcançar mudanças internas e beneficiar a comunidade como um todo. Nosso estudo e nossa prática podem se transformar em uma porta que nos levará da ciência à compaixão. Abrindo novos horizontes para uma Revolução do Coração.

Regina Proença é filósofa, Mestra em Comunicação e Cultura. Atualmente trabalha em seu projeto de doutorado estudando os efeitos da prática de Mindfulness em pacientes diabéticos e hipertensos na UBS do Cerrado em Sorocaba.

Dia 01/07 – Sábado – 15:00 ás 18:00

Fora da Caixa – Coletivo Cultural
Rua Riachuelo, 437 – Vergueiro – Sorocaba
Fone – (15) 991.242950

Vagas limitadas – Inscrições e informações inbox ou contato@foradacaixacoletivo.com.br
Entrada: 1 kg de alimento ou litro de leite.