Fora da Caixa Coletivo

Arte Pela Paz

Arte: Letícia Barreto

(Art for Peace – English)

O projeto Arte pela Paz foi idealizado por Regina Proença, filósofa e diretora do Iluminattis – Centro de Estudos Filosófico desde 2003, atualmente coordenadora de projetos do Coletivo Fora da Caixa, em parceria com a artista plástica Letícia Barreto, responsável pelo Ateliê-escola Nextart. Em suas outras edições a exposição integrou a programação cultural da Semana Gandhi, foram quatro edições (2004, 2005, 2006 e 2007). Neste projeto, artistas de todo país e alguns estrangeiros enviaram seus trabalhos via internet para uma exposição virtual dividida em diferentes categorias: desenho, cartum, fotografia, pintura e vídeo. Os mais votados pelos internautas foram selecionados para a exposição pública que integrava a programação cultural da Semana Gandhi em diferentes locais da cidade como Fundec, Sesc, Uniso, Senac, Iluminattis, etc.


ARTE PELA PAZ -Inscrições a partir de Janeiro/2016

Inspiradas pelos movimentos de arte de rua que se multiplicam em todos os países, resolvemos retomar o projeto Arte Pela Paz e ampliar o leque de opções do projeto inicial, adicionamos a categoria Arte Urbana que abrange obras em Grafite, Intervenções e Performances em locais públicos.

Arte Urbana – As datas e locais para as apresentações de performances, instalações e grafites serão definidos de acordo com as necessidades exigidas pelos projetos que forem enviados e selecionados.

Os artistas interessados poderão participar em diversas categorias diferentes:
Desenho
Pintura
Cartum
Fotografia
Grafite
Intervenções artísticas / Instalações
Performances
Música

Como se inscrever?
Os trabalhos nas categorias Desenho, Pintura, Cartoon, Fotografia, deverão ser enviados em formato JPG em 300 dpi para posterior impressão no caso de serem escolhidos para integrarem a exposição. Os projetos enviados em formato vídeo deverão ser enviados em formato MP4. No caso do Grafite, Intervenções artísticas/Instalações, Performances, Música. Os interessados deverão enviar um pré-projeto detalhado ou vídeo conforme o caso.

Para inscrever um pré-projeto (no caso dos trabalhos de Arte Urbana, performance, intervenções artísticas, instalações e música), é necessário o envio dos dados técnicos sobre o trabalho (tamanho, técnica utilizada, especificações técnicas adicionais e de montagem quando for o caso), para além de um breve texto explicativo sobre a obra que deseja inscrever, dando especial ênfase na relação da obra com o tema proposto (Arte pela Paz). O texto deverá ser enviado em formato PDF. Fotografias e esboços de projetos deverão ser enviados em formato JPG com 300dpi. Arquivos em áudio deverão ser enviado em formato MP3 e arquivos em vídeo no formato MP4.

Para todas as categorias, solicita-se também o envio de um breve currículo.

Enviar para o email: contato@foradacaixacoletivo.com.br

Período de Inscrição: 04/01 até 29/02
Votação: 01/03 até 31/03
Exposição dos desenhos mais votados: 11/04 até 30/04